sábado, 23 de novembro de 2024

Auto-imolação na Prisão Estatal de Red Onion

 Caros amigos,


No dia 15 de setembro de 2024, um acontecimento trágico e horrível teve lugar na Prisão Estatal de Red Onion, na Virgínia - um acontecimento que põe em evidência as condições insuportáveis que os indivíduos encarcerados enfrentam todos os dias. Num ensaio radiofónico recente, Kevin Rashid Johnson relata que Econ e o seu companheiro de cela Trayvon Brown se incendiaram, na esperança de escapar ao racismo intolerável, aos abusos e às condições desumanas a que estavam sujeitos. Econ sofreu queimaduras de terceiro grau; os ferimentos do seu companheiro de cela foram ainda piores.


Não se trata de actos isolados. Num espaço de apenas duas semanas, uma dúzia de homens negros da Red Onion tomaram as mesmas medidas desesperadas, incendiando-se a si próprios. Não se trata de actos de protesto. São seres humanos levados a extremos, simplesmente na esperança de obter alívio para o seu tormento.



Kevin Rashid Johnson, um ativista revolucionário encarcerado em Red Onion, relatou estes incidentes horríveis, expondo a crueldade extrema e a falta de esperança que definem a vida dentro da prisão. Rashid não é alheio às injustiças do sistema. Nascido a 3 de outubro de 1971, em Richmond, Virgínia, Kevin “Rashid” Johnson é membro fundador do Partido dos Novos Panteras Negras Afrikan e, mais tarde, do Partido Revolucionário Intercomunitário dos Panteras Negras. Passou décadas a lutar pelos direitos dos indivíduos encarcerados, ao mesmo tempo que passava a vida atrás das grades, depois de ter sido condenado por homicídio em 1990 - um crime que afirma não ter cometido.


A Prison Radio é a plataforma que torna possível que a voz de Rashid - e as vozes de inúmeros outros presos no sistema prisional americano - seja ouvida. Sem o seu apoio, histórias como as de Rashid e Econ permaneceriam enterradas atrás da cortina de ferro da prisão. Na Prison Radio, gravamos e distribuímos testemunhos de indivíduos encarcerados para expor as condições desumanas e exigir responsabilidades. A vossa escuta ativa, a vossa ação de protesto contra estas condições e o vosso apoio ao nosso trabalho permitem-nos manter estas linhas de comunicação abertas.




Em solidariedade,


Tommy Phan


Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com